"Uma das tarefas mais importantes da arte foi sempre a de gerar uma demanda cujo atendimento integral só poderia produzir-se mais tarde. A história de toda forma de arte conhece épocas críticas em que essa forma aspira a efeitos que só podem concretizar-se sem esforço num novo estágio técnico, isto é, numa nova forma de arte. As extravagâncias e grosserias artísticas daí resultantes e que se manifestam sobretudo nas chamadas 'épocas de decadência' derivam, na verdade, do seu campo de forças historicamente mais rico. Ultimamente, foi o dadaísmo que se alegrou com tais barbarismos. Sua impulsão profunda só agora pode ser identificada: o dadaísmo tentou produzir através da pintura (ou da literatura) os efeitos que o público procura hoje no cinema."

Walter Benjamin, A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica
[Benjmin, 2012, p.206]

"Liberdade, Dadá, Dadá, Dadá, o lamento das grandes dores, o entrelaçado dos opostos e das tradições, do grotesco e do inconsequente: a vida."
Tristán Tzara

"Sitiei com sonhos as velhas fortalezas da arte. Os sonhos são mais fortes que as bombas atômicas. O que são os vôos dos estrondosos aviões em comparação com os vôos dos sonhadores, dos santos, dos poetas?"
Hans Arp

"Queria desdesenhar as fortes fronteiras que nós, arrogantes humanos, tendemos a desenhar enquanto está ao nosso alcance." Hannah Höch

"Só de pode combater a guerra com o idioma da guerra"
John Heartfield

 
︎George Grosz e John Heartfield, Leben und Treiben in Universal City um 12 Uhr 5 mittags (A Vida e Acontecimentos na Cidade Universal às 12:05 do meio dia)

︎Hannah Höch, New York, 1949

︎Raoul Haussmann, Dada im gewöhnlinchen Leben (Dada Cino) / Dada no cotidiano (Dada Cino), 1920